Aécio cobra apuração de denuncias sobre esquema de doleiro


Aécio Neves: "Se as denúncias forem comprovadas, que haja punição exemplar”, (foto: Igo Estrela/divulgação)


O candidato à Presidência da República pela coligação “Muda Brasil”, senador Aécio Neves (PSDB-MG), cobrou, hoje, apuração de denúncia trazida pela revista Veja sobre um esquema de propina montado pelo doleiro Alberto Youssef. Reportagem da revista Veja publicada neste fim de semana mostra que a ex-contadora de Youssef, Meire Bonfim da Silva Poza, afirmou à Polícia Federal que o doleiro transportava malas de dinheiro em esquema de lavagem utilizado por políticos do PT e aliados do governo. Entre os envolvidos estaria o deputado federal do Paraná, André Vargas (sem partido), que segundo a contadora, operava em favor de negócios de Yousseff junto ao governo e empresas que mantém contratos com o poder público.

Youssef foi preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal, por comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teriam movimentado US$ 10 bilhões. Segundo a contadora, o jatinho do doleiro usado por Vargas para uma viagem de Londrina a João Pessoa (PB), no início do ano, seria a retribuição feita pelo doleiro em troca de favores ao deputado. Por conta das denúncias, Vargas teve que renunciar ao cargo de vice-presidente da Câmara Federal e foi obrigado pela direção do PT a se desfiliar do partido sob ameaça de expulsão. Ele responde ainda a processo de cassação por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara.

Aécio afirmou que o caso gera perplexidade e que o Brasil não pode ser mais o país da impunidade. “Vamos aguardar que as investigações ocorram e que, se as denúncias forem comprovadas, haja punição exemplar”, disse o candidato.

Ao se referir ao uso de computadores do Palácio do Planalto para alterar biografias de jornalistas, Aécio lamentou que setores do PT tenham uma visão patrimonialista do Estado brasileiro. “Acabam ultrapassando todos os limites e começam a querer ser donos da biografia de todo mundo. Ninguém foi mais vítima desses ataques covardes da internet do que eu. Eu tenho o couro duro e sei que sou portador de um projeto bom pro Brasil, é isso que me faz caminhar em frente”, disse Aécio Neves.

fonte : http://www.bemparana.com.br/noticia/341131/aecio-cobra-apuracao-de-denuncia-sobre-esquema-de-doleiro