Mesmo sem Tv, Aécio já empata com Dilma nos maiores colégios eleitorais



Empate técnico nos 2 maiores colégios

http://www.hojeemdia.com.br/2.619/orion-teixeira-1.88649/empate-t%C3%A9cnico-nos-2-maiores-col%C3%A9gios-1.258284

De acordo com o Ibope, a situação é de empate técnico entre os dois mais fortes concorrentes, a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e o tucano Aécio Neves, nos dois maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Minas Gerais, totalizando 47 milhões de votos (33% do total). No primeiro, o eleitorado paulista, o maior de todos com 32 milhões de votos (22% do total), Dilma tem 30% e vence Aécio, que tem 25%, com uma diferença de 5 pontos dentro de uma margem de erro de três pontos. Em Minas, o segundo maior, com 15,2 milhões de eleitores (ou 10,6%), o tucano tem frente de 10 pontos, com 41% contra 31% da petista.

A situação é favorável ao tucano na medida em que, em São Paulo, seu candidato a governador, o tucano Geraldo Alckmin (reeleição), lidera com 50%, com chances de vencer no primeiro turno, ou seja, há chances de a vitória do PSDB puxar Aécio pra cima. Em Minas (o cenário também lhe é aliado), onde Aécio governou por dois mandatos, seu candidato a senador, Antonio Anastasia (PSDB), tem 50%. Se esse chegou aí, provavelmente, Aécio crescerá também a exemplo de São Paulo. Seu candidato a governador, Pimenta da Veiga, cresce e se aproxima do empate técnico do rival petista Fernando Pimentel (institutos Veritá e Ibope).



No Rio de Janeiro, com 12 milhões de eleitores (8,5% do total), a petista tem vantagem maior sobre Aécio, de 20 pontos, com 35% contra 15% do tucano. Lá, a presidente conta com o apoio oficial do governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mas o partido dele trabalha a chamada chapa Aezão, pedindo o voto para a reeleição de Pezão e para Aécio. No Distrito Federal, há empate técnico também, com 26% para candidato do PSDB e 25% para a postulante do PT.