Polícia Federal pede abertura de inquérito contra Fernando Pimentel no STJ




PF pede abertura de inquérito contra Pimentel no STJ
Hoje em Dia *
Agência Brasil/Reprodução

A Polícia Federal (PF) pediu abertura de inquérito junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, por suposta crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores.

O caso, que corre em segredo de Justiça, é um desdobramento da Operação Acrônimo, responsável por apurar suspeitas de desvio de recursos públicos para campanhas eleitorais. O STJ é o tribunal responsável pela análise de ações que envolvem chefes dos Executivos de Estado.

O relator do caso é o ministro Herman Benjamin, que deve pedir para o Ministério Público Federal se manifestar sobre as suspeitas.

No fim do maio, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, foi preso por suspeitas de desvio de recursos públicos para bancar campanhas de candidatos. Diligências foram realizadas e depoimentos tomados. A análise do material apreendido apontou possível envolvimento do governador, inclusive por meio de sua esposa, a jornalista Carolina Oliveira, que também é investigada.

Segundo a PF, Carolina teria uma empresa fantasma, localizada na mesma sala onde uma firma de Bené operava, em Brasília. A defesa da primeira-dama negou o crime e publicou em um site documentos que comprovariam que a empresa dela teria ocupado a sala antes da instalação da companhia de Bené.

A PF também investiga atuação de Bené na operação do caixa dois de campanhas em Minas Gerais. Os investigadores suspeitam que os R$ 113 mil apreendidos em uma ação em outubro passado no avião de Bené, que partiu de BH a Brasília, seria usado em campanhas.
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/pf-pede-abertura-de-inquerito-contra-pimentel-no-stj-1.326206