Governo Pimentel: Crise faz Vallourec encerrar a produção de aço no Barrreiro


EX-MANNESMANN
Crise faz Vallourec encerrar a produção de aço no Barreiro

Fabricação será totalmente transferida para Jeceaba, junto com boa parte da mão de obra
A crise no setor siderúrgico, que sofre com a baixa demanda, faz uma das empresas ícones de Minas Gerais encerrar sua produção. A Vallourec informou que a usina do Barreiro, antiga Mannesmann, desligará, em abril, o primeiro alto-forno da empresa. E até o segundo semestre de 2018, o segundo alto-forno e toda a produção de aço serão desativados, segundo declarou a empresa por nota. A capacidade abandonada é de 600 mil toneladas de aço bruto por ano, usado para a fabricação de tubo sem costura. Toda a produção do metal da Vallourec passará para a usina de Jeceaba, na região central do Estado, que é capaz de produzir até 1 milhão de toneladas por ano. As mudanças fazem parte de uma reestruturação industrial e financeira que afeta suas atividades em todo o mundo.

Só no Brasil, o Instituto Aço Brasil (IABr) contabilizou uma queda de 16,7% no consumo de aço em 2015 em relação a 2014, que por sua vez já havia sido 6,8% menor do que em 2013. Segundo a Fiemg, setores que são grandes consumidores do produto, como automóveis e máquinas e equipamentos, fecharam 2015 no vermelho. A queda de faturamento do setor automobilístico mineiro no ano passado em comparação com 2014 foi de 36,1%, enquanto máquinas e equipamentos perderam 46,9% do faturamento na mesma comparação.

“A nossa preocupação é segurar os postos de trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região (Sindimetal), Geraldo Valgas. Segundo o sindicalista, com a mudança, pelo menos 200 funcionários devem ser demitidos. “A empresa nos chamou para uma reunião hoje (nesta segunda) e falou dessas mudanças. Eles prometeram que cerca de 3.000 postos devem ser mantidos”, conta Valgas. Isso acontece porque serão mantidos os laminadores e as plantas de acabamento de tubos em Belo Horizonte, segundo a Vallourec. Atualmente, são 3.400 funcionários na unidade do Barreiro e 2.100 na usina de Jeceaba, que deve absorver boa parte dos trabalhadores.

http://www.otempo.com.br/capa/economia/crise-faz-vallourec-encerrar-a-produ%C3%A7%C3%A3o-de-a%C3%A7o-no-barreiro-1.1224646